Postagens

Mostrando postagens de junho, 2009

Sentidos Urbanos no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Imagem
O Projeto Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania oferecerá seus roteiros em oficina do Festival de Inverno. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site do Festival: http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2009/home.php?idp=inscricoes ou pelo e-mail: sentidosurbanosop@gmail.com , ou mesmo pessolamente na sede do IPHAN, na casa da Baronesa, Praça Tiradentes, nº 33.

Equipe Sentidos Urbanos no CineOP

Imagem
Imagem
Você Sabia? Que o perímetro urbano tombado de Ouro Preto, caracteriza-se pelo somatório de arruamentos, edificações e equipamentos urbanos dos séculos XVIII, XIX, e XX, distinguindo-se, nesse conjunto o núcleo urbano surgido e erguido durante o período colonial. Seu perímetro apresenta aproximadamente 22 Km quadrados e nele quarenta e cinco monumentos são tombados isoladamente.

Alunos do Primeiro Período de Engenharia Mecânica - 18 de junho de 2009

Imagem
Impressões dos participantes: ''Calor, Divertido, Interessante, Diferante, Exótico, Sol, Bacana, Cultural"
Imagem
Você Sabia? O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. É aplicado pelo poder público, o Estado, pode ser feito pela União, pelos Estados e pelos Municípios.

Membros do NEPAC - dias 03 e 06 de junho

Imagem
Turma 1 Turma 2 "Ao entrarmos no beco do Pilão nos distanciamos de toda a agitação da cidade" "A matriz de Antônio Dias é um monumento que remete à feminilidade, devido aos seus detalhes sinuosos." Observação: Depoimentos criados com base nas experiências vividas pelos participantes e orientadores durantes os roteiros.

Alunos do 2º período de Arquitetura da UFOP - 21 de maio de 2009

Imagem
Depoimentos dos participantes: "Há um contraste entre a iluminação da cidade e a escuridão que toma conta de algumas paisagens" "É interessante o silêncio que paira sobre a cidade, que parece se preparar para dormir." Observação: Depoimentos criados com base nas experiências vividas pelos participantes e orientadores durantes os roteiros.
Imagem
Você sabia? Que o Decreto-Lei nº 25, promulgado em 30 de novembro de 1937, organiza a “proteção do patrimônio histórico e artístico nacional”. Quer saber mais? http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=12239&sigla=Legislacao&retorno=paginaLegislacao

Roteiro Noturno

Imagem
D esde 15 de maio passamos a oferecer um roteiro noturno. Saindo do adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, segue até o chafariz do Pilar, passando pelo adro da Matriz de Nossa Senhora do Pilar. "Enquanto a cidade dorme, os sentidos despertam. Caminhos vazios, largos e espaçosos. Ficamos pequenos em meio aos imensos casarões erigidos nas ruas silenciosas. O som das passadas é intenso. Cada som é perceptível: água, grilos, carros, pessoas, música."