5° SEMINÁRIO PATRIMÔNIO CULTURAL: CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO NO SÉCULO XXI


De 26 a 30 de setembro a cidade de Ouro Preto sedia o 5° Seminário Patrimônio Cultural: conservação e restauração no século XXI – Edição comemorativa 300 anos das Vilas de Minas. Promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, o Seminário se firma, em seu quinto ano consecutivo, como um dos mais importantes fóruns de discussões sobre a preservação e a restauração de bens culturais no país.

O Seminário tem como foco este ano os Suportes de Papel e Pintura Decorativa e de Cavalete e está estruturado em três aspectos teórico-conceituais: o PENSAR: Preservação de Bens Culturais - Referenciais Teóricos; o ENSINAR: Formação de Profissionais – Papel e Pintura de Cavalete; o FAZER: Experiências - Ações de Conservação e Restauração.

Em cinco dias de evento a programação traz Palestras, Mesas redondas, Mini-curso e Estudos de caso com reflexões sobre as teorias e critérios da conservação e restauração, práticas, experimentos e vivências que permeiam o tema, além de discussões sobre a formação e o campo de trabalho do profissional.

Realizado desde 2007, o Seminário irá comemorar os 300 anos das Vilas de Minas e homenageará a cidade de Ouro Preto e a sua história, reunindo os mais renomados pesquisadores, além de estudantes, professores e profissionais de vários estados do Brasil, promovendo um intercâmbio técnico e intelectual.

Juntamente com a programação do Seminário, a Galeria Nello Nuno | FAOP abrirá a exposição "Veias de Ouro Preto" de Leonardo Lopes. O artista faz um recorte atemporal do cotidiano. A exposição valoriza a ocupação humana – seus hábitos e rotinas no passado e no presente – e tem a arquitetura como cenário estático para ofícios e expressões cotidianas. A entrada é gratuita.

As inscrições para o Seminário podem ser feitas pelo site da Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP – www.faop.mg.gov.br


Fonte: Assessoria FAOP

Comentários