Oficinas da Curadoria de Patrimônio

A Curadoria de Patrimônio, no período de 15 a 19 de julho, trará para o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2013 as seguintes oficinas:

    Histórias Invisíveis – A Ouro Preto que ninguém conhece. Fatos e personagens de uma história esquecida, ministrada pelo blog Bom Será de cultura em Ouro Preto (www.bomsera.com.br) tem por objetivo reunir um grupo de pessoas interessadas em duas coisas: história e criação de textos. Percorrendo monumentos poucos conhecidos da cidade, locais que guardam fatos incríveis e desconhecidos dos grande público. Descobrindo, enumerando, registrando, catalogando e divulgando locais e fatos importantes da história da cidade. Esses fatos serão transformados em uma série de textos ficcionais e jornalísticos chamada “A história oculta de Ouro Preto”, lançada on line em diversos capítulos no blog Bonserá.
        Olhares e percepções: a fotografia como instrumento da Educação Ambiental, ministrada por Fernando Agilo, tem como objetivo trabalhar o recurso à fotografia como instrumento pedagógico da Educação Ambiental. Tendo como pano de fundo a Sociologia Ambiental e a Antropologia da Imagem, os participantes serão instigados a refletir sobre conceitos e metodologias de envolvimento e pesquisa ação que envolvam o uso da imagem como recurso pedagógico, onde as fotografias são utilizadas para capturar a impressão mais imediata que as pessoas têm sobre o ambiente onde vivem. A oficina também prevê ações práticas onde os participantes poderão aplicar as técnicas trabalhadas durante o curso.
        Casas, quintais e memórias: uma incursão ao espaço do vivido e da diversidade,  ministrada pelo antropólogo José Marcio de Barros em parceria com a Gestora Cultural Marcia Betânia Oliveira Horta, ambos do Observatório da Diversidade Cultural (ODC), visa revelar vínculos e afinidades com a diversidade cultural, além dos modos de tecer memórias.  Experimentado atividades de registros foto/ sonoros do interior de casas e quintais na cidade de Ouro Preto. Propondo debates sobre o conceitos de memória, patrimônio material e imaterial e diversidade cultural.
           Trabalho colaborativo e em rede: diferentes e convergentes ministrada por Raquel Salomão Utsch de Carvalho do parceria com Observatório da Diversidade Cultural (ODC), tem como objetivo discutir a relação entre diversidade cultural, trabalho colaborativo e em rede. Através de metodologias de registros multimidiáticos, criação de redes de trabalho colaborativo que incentivem a troca e o diálogo entre perspectivas diversas, articulando saberes e práticas, sobre questões ligadas ao espaço urbano. Refletindo sobre as possibilidades de cooperação produtiva e a potência da criação de espaços políticos, construtivos e inovadores voltados à diversidade cultural.
     Gastronomia de quintal - do tradicional ao contemporâneo, ministrada pela consultora gastronômica Vania Amaral, tem o objetivo de resgatar e desvendar os sabores e saberes da identidade cultural da culinária mineira, a boa cozinha e o jeitinho mineiro de ser aliada a gastronomia atual com toques de modernidade. Trazendo novo olhar ao a tradicional fazendo paralelo com outras culturas culinárias e alimentares nacionais e internacionais. Propondo a utilização de insumos dos quintais mineiros como limão capeta, urtiga, lírio do brejo, lagrima de nossa senhora, ipê amarelo na produção de geleias, conservas, compotas, quitandas, chutneys, pratos salgados e doces.
          Corpo, afeto e memória: lugares inscritos no cotidiano, ministrada pela psicóloga e psicanalista, mestre em educação Cláudia Itaborahy e pela escritora e fotógrafa Natália Goulart, visa trabalhar a diversidade/ diferença pelo olhar da psicanálise e da arte, trabalhando corpo, afeto e memória. O trabalho se fará por duas vias: palavra escrita e palavra- imagem. Voltada principalmente para educadores e interessados em educação. Essa já se encontra esgotada.

Participem!!!!. Maiores informações: http://www.festivaldeinverno.ufop.br/

Comentários