Obra revela pintura barroca em igreja de Mariana

Foto de IPHAN-MG.
Por Gustavo Werneck, em Estado de Minas

Atribuído inicialmente ao filho do Mestre Ataíde, ornamento foi descoberto sob camadas de tinta branca, durante o restauro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Mariana/MG
Foto de IPHAN-MG.Descoberta preciosa sob camadas de tinta branca. São apenas dois meses de obra e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana, na Região Central, já apresenta uma bela surpresa: restauradores encontraram, escondida num altar lateral, uma pintura atribuída, inicialmente, a Francisco de Assis Pacífico da Conceição, filho de Manuel da Costa Ataíde (1762-1830), o Mestre Ataíde, expoente das artes no período colonial. Segundo o restaurador Adriano Ramos, do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), instituição responsável pelo restauro dos bens artísticos do templo barroco, o ornamento ocupa cerca de dois metros quadrados, estando visíveis, por enquanto, um anjo e parte de outro, segurando uma guirlanda de flores.
Erguida pelos escravos em 1752, a Igreja do Rosário tem altares esculpidos pelo português Francisco Vieira Servas (1720-1811) e o forro da capela-mor de autoria do Mestre Ataíde. Trata-se da primeira, em Mariana, a ser contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. De acordo com informações da Prefeitura de Mariana, contratadora dos serviços a partir do repasse de R$ 1,6 milhão (para os elementos artísticos) do governo federal, via Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra deve durar 18 meses, contando ainda com a implantação no local do Museu Vieira Servas.
Dos oito municípios mineiros inscritos no programa do governo federal, Mariana foi o que garantiu o maior volume de recursos: R$ 67 milhões, com 15 ações aprovadas, entre elas, a restauração da Catedral da Sé, iniciada em 14 de fevereiro, e da igreja de São Francisco de Assis, que aguarda liberação de recurso.
A pintura foi localizada no fundo do camarim do altar e já mostra um anjo segurando uma guirlanda de flores (foto: Douglas Couto/Prefeitura de Mariana)

Comentários