Dispositivos Sensoriais: Pop Card

Como já foi contado aqui no blog, os Roteiros Sensoriais são uma dentre as ações que o programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania desenvolve. O objetivo dos roteiros é ir além de uma caminhada guiada em um determinado espaço da cidade. A ação nasce da ideia de conectar o indivíduo ao urbano, explorando os sentidos do corpo humano. Durante o percurso, com metodologia desenvolvida pelo Professor Juca Villaschi, o participante é convidado a interagir com a cidade de uma maneira diferente da que está habituado na correria do dia-a-dia. A equipe do Sentidos lança mão, então, de alguns dispositivos sensoriais durante a caminhada, que são usados para enriquecer a experiência urbana. Hoje, no entanto, vamos falar de apenas um dos dispositivos, o Pop Card.

                                         

O Pop Card se assemelha aos conhecidos cartões postais - o mesmo material e o mesmo tamanho. Entretanto, apresenta uma proposta diferente, claro! O cartão é vazado.  Com um pequeno recorte, um furo em formato retangular, é possível, ao aproximar ou distanciá-lo do rosto, fazer o que chamamos de fotografias mentais da paisagem. O Pop Card parece simples, e é! Mas, diante da cidade, o dispositivo feito de papel cartão ganha o potencial que o participante dá a ele: eu o aproximo do meu rosto, olho pelo buraco e vejo toda a praça. Eu o distancio, olho pelo buraco mais uma vez e faço um recorte de um detalhe nunca percebido antes. A câmera fotográfica não tecnológica, digo, o Pop Card, permite ao participante aumentar ou diminuir o “zoom” e registrar mentalmente a cidade.
A equipe do Sentidos Urbanos pode convidar os participantes a utilizar o dispositivo a qualquer momento durante o roteiro. Os cartões são distribuídos ao grupo e, pronto, os participantes já podem capturar varais com roupas, antenas parabólicas, um chalézinho no meio do mato ou um cavalo em cima do morro. Bom, o legal mesmo é cada um fazer o seu próprio recorte e captar o seu próprio pedacinho da paisagem.

                                     


Comentários