Escola Dom Veloso participa do Circuito Expositivo da casa da Baronesa.








Nesta quarta-feira, dia 12, ocorreu a primeira visita à Casa da Baronesa, ação que integra o projeto Circuito Expositivo da Casa da Baronesa. Os alunos da turma C da Educação Integral da Escola Estadual Dom Velloso, em Ouro Preto, realizaram a visita mediada pelo grupo ÁRIA: teatro e música em diálogo e pela equipe do programa Sentidos Urbanos: Patrimônio e Cidadania.
Os alunos do Dom Velloso conheceram todo o primeiro andar da Casa da Baronesa, lugar dedicado e equipado com painéis para visitação.  O segundo andar, aonde funciona o escritório técnico do IPHAN, foi apresentado em um vídeo produzido pela equipe do Sentidos Urbanos. Durante o circuito, as crianças envolveram-se ativamente no processo,  levantando perguntas, respondendo aos questionamentos e participando dos jogos propostos. A mediação teatralizada e descontraída é uma contribuição do Prof. Dr. Davi Dolpi, docente do Departamento de Artes Cênicas da UFOP e coordenador do grupo ÁRIA.
A visita à casa da Baronesa é uma das 3 fases do projeto. As duas outras etapas acontecem nas escolas e são: a oficina de abertura e de encerramento Minha Casa Também é Aqui. A oficina de abertura no Dom Velloso ocorreu no último dia 10, segunda-feira. Lá, foi proposto às crianças que elas desenhassem o lugar mais legal da escola e que ele, ao mesmo tempo, lembrasse suas casas. Ao fim do desenho, os depoimentos foram compartilhados entre a turma e gravados em vídeo. Este material foi, posteriormente, exibido para as crianças no IPHAN durante a visitação. Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=BL4_UlXR3yo&feature=youtu.be




A última atividade no Dom Velloso ocorre no dia 17, segunda-feira. E, a próxima instituição a participar do Circuito Expositivo da Casa da Baronesa é a Escola Infantil Pequeno Mundo.

Comentários