Ouro Preto: Olhares (Im)Possíveis - Estudantes da EM Prof. Adhalmir Santos Maia realizam Roteiro Sensorial

Na manhã de segunda-feira, 8 de maio, os alunos do 5º  ano da Escola Municipal Prof. Adhalmir Santos Maia e a professora da turma, participaram do roteiro sensorial organizado pela equipe do programa Sentidos Urbanos. Tendo como eixo principal a ideia de conhecer a cidade de Ouro Preto através dos sentidos, os alunos puderam explorar o centro histórico por outro viés, atentando, principalmente, aos detalhes do lugar.
Na Praça Tiradentes foi proposto um primeiro exercício de apresentação para que todos pudessem se conhecer: “Passa palma”, onde, em roda, quem passasse a palma para um colega deveria, ao mesmo tempo, dizer seu nome; assim foi feito até que todos puderam apresentar-se.
Ainda na praça os estudantes tiveram acesso ao dispositivo popcard: um cartão postal que simula uma câmera através de um orifício que ajuda a atentar aos detalhes da paisagem. A fachada do museu da Inconfidência e suas estátuas chamaram a atenção dos estudantes, que demostraram curiosidade sobre a história do lugar. Depois de visitar a praça, os alunos seguiram em direção à feirinha de pedra-sabão, onde puderam sentir o local de outra forma: com os olhos fechados e tapando os ouvidos. Estas ações proporcionaram aos estudantes uma nova forma de conhecer o local; despertando-lhes a curiosidade e explorando os outros sentidos.
            Antes de chegar ao destino final do roteiro, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, os estudantes tiveram acesso a novos dispositivos: a venda e o espelho. Com o uso destes objetos, os alunos puderam sentir o ambiente por outras perspectivas, que fogem ao olhar cotidiano.

Esse roteiro foi a primeira atividade da ação Olhares (Im)Possíveis, que terá como foco a linguagem audiovisual e a exploração desta na criação de imagens.
Confira o vídeo relatório dessa manhã de atividades:




Comentários