Olhares (Im)possíveis: mais uma turma recebe a ação

 Estudantes do curso Circuitos Museológicos, da FAOP, experimentam a cidade e a linguagem audiovisual com a oficina do programa Sentidos Urbanos





Mais uma etapa da oficina Olhares (Im)possíveis começou na quarta-feira, dia 18/10. Agora é a vez da turma do curso Circuitos Museológicos da Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP) experienciarem a ação ofertada pelo Programa Sentidos Urbanos. A turma, que já conhecia o programa por meio dos roteiros sensoriais, começou as atividades com uma caminhada fotográfica pela cidade de Ouro Preto. Neste encontro pudemos perceber a cidade para além do centro histórico, visualizar e experimentar a Ouro Preto do cotidiano. Das fotografias realizadas neste encontro, sairão os cartões postais da turma que conta com 13 jovens. Após a caminhada, foram confeccionados os mapas afetivos de cada um, destacando os pontos da cidade que mais despertam a atenção deles. 

No segundo encontro que aconteceu no dia 25/10 foi realizado um mapa coletivo do percurso realizado no encontro anterior. A turma destacou os pontos que foram mais marcantes no trajeto. Intervenções urbanas, pontes, becos e chafarizes que compõem a paisagem urbana da cidade e que na correria do dia a dia. Após a feitura do mapa, começamos a entrar mais na linguagem audiovisual, apresentando o início do cinema, com os irmãos Lumière e a construção do cinematógrafo. 

Minuto Lumière


O Minuto Lumière é uma atividade inspirada na tecnologia criada pelos pais do cinema, no final do século XIX - o cinematógrafo. O equipamento captava e reproduzia imagens, e cada rolo de filme comportava apenas 57 segundos de gravação, em um único plano. Nesse sentido, a proposta da atividade é captar um minuto com a câmera estática, podendo fazer as escolhas de pré-produção e, deixando por conta do acaso a construção da narrativa. A atividade foi bem recebida pela turma. Muitas cenas dirigidas, produzidas com os recursos disponíveis. Ainda temos alguns encontros até o final do ano e muito trabalho pela frente. Continue acompanhando aqui pelo blog! 

Comentários